SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31O Museu da Escola Primária no Porto: orientações histórico culturais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

COUTINHO, Maria Tereza da Cunha. O discurso pedagógico da televisão: uma discussão sobre Dialogia/ Monotonia. Educ. Rev. [online]. 2000, n.31, pp.77-88. ISSN 0102-4698.

Durante algum tempo a literatura sobre comunicação de massa percebia a mensagem televisiva como monológica e intransitiva na medida em que o telelocutor seria dono da palavra e da imagem, restando ao telespectador apenas a passividade do olhar e da escuta. Com o desenvolvimento de uma epistemologia construtivista, no estudo do discurso presencial e midiático, ficou evidenciada a inadequação desse tipo de interpretação. Neste artigo procuramos caracterizar, sob o eixo epistemológico construtivista, os conceitos de dialogia e monologia, aplicando-os ao estudo do discurso pedagógico da televisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )