SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIALProdução e reprodução da cultura escolar: algumas delimitações para a Análise da experiência dos Professores indígenas Xakriabá índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

GERKEN, Carlos Henrique de Souza  e  GOUVEA, Maria Cristina Soares de. Imagens do Outro A criança e o primitivo nas ciências humanas. Educ. Rev. [online]. 2000, n.numeroespecial, pp.13-36. ISSN 0102-4698.

Análise das formulações historicamente produzidas no campo científico que, ao buscar compreender a lógica dos povos ditos "primitivos”, associam-na ao pensamento infantil. Tal formulação, fundada em referenciais da biologia do século XIX (hipótese da recapitulação), irá repercutir na produção da psicologia e antropologia do início do século XX, marcando o diálogo entre Piaget e Vygotsky, no campo da psicologia genética e Lévy- Bruhl, no campo da antropologia. Analisam- se os ecos de tal concepção nas práticas pedagógicas escolares.

Palavras-chave : Infância; Primitivos; Recapitulação; Psicologia; Antropologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )