SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIALImagens do Outro A criança e o primitivo nas ciências humanasIndígenas de Minas e suas representações nos documentos do império índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

GOMES, Ana Maria Rabelo. Produção e reprodução da cultura escolar: algumas delimitações para a Análise da experiência dos Professores indígenas Xakriabá. Educ. Rev. [online]. 2000, n.numeroespecial, pp.37-68. ISSN 0102-4698.

Com a implementação do Programa de Implantação das Escolas Indígenas em Minas Gerais, foi consolidada uma nova realidade institucional: as escolas indígenas fazem parte da rede estadual de ensino, assim como os professores indígenas são contratados pelo Estado. Nesse artigo, nos propomos a discutir alguns aspectos da abordagem teórica do projeto de pesquisa que se propõe a investigar esta nova realidade institucional, tomando as escolas Xakriabá como campo empírico de investigação. Focos da discussão é o conceito de cultura e suas diferentes utilizações na pesquisa em educação, em particular nas investigações sobre a cultura escolar e sobre o desempenho de alunos das minorias. Duas as direções apontadas para a análise: a necessidade de se tomar os contextos escolares como construções sócio-históricas e a importância de se considerar a elaboração cultural produzida pelas comunidades e pelos diferentes sujeitos no processo de escolarização.

Palavras-chave : Cultura Escolar; Educação Indígena; Professores Xakriabá.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )