SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIALProdução e reprodução da cultura escolar: algumas delimitações para a Análise da experiência dos Professores indígenas XakriabáA educação dos negros: uma nova face do processo de abolição do trabalho escravo no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SILVA, Marcilene da. Indígenas de Minas e suas representações nos documentos do império. Educ. Rev. [online]. 2000, n.numeroespecial, pp.69-94. ISSN 0102-4698.

A questão de como lidar com o outro sempre esteve presente, quando se tratou de índios e brancos. Ao longo da história brasileira, as formas de lidar com este outro mo caso-os índios - foram cada vez mais sendo entendidas como medidas de intervenção. Os processos de intervenção do homem branco sobre o índio tomaram a forma e o sentido de civilização. Este artigo encaminha suas discussões no sentido de buscar compreender quais foram as bases de estabelecimento das políticas indigenistas no período oitocentista, instituídas pelo Governo, com o propósito de civilizar os povos indígenas.

Palavras-chave : Índio; Civilização; Império.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )