SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIALEscola de alma branca o direito biológico à educação no movimento da escola novaMulher negra e magistério primário: a construção da Identidade Racial pela Representação do "outro" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

GOMES, Nilma Lino. Diversidade cultural e formação de professores: um diálogo necessário. Educ. Rev. [online]. 2000, n.numeroespecial, pp.151-167. ISSN 0102-4698.

O artigo discute a formação de professores/as como um processo que vai além do pedagógico. É um processo político, social e cultural. Dessa forma, as vivências socioculturais dos sujeitos da educação deverão fazer parte da vida e das práticas dos centros de formação. O desafio desses centros é construir uma nova prática que inclua outros valores outros enfoques e outras questões presentes na sociedade, na escola e nas trajetórias dos sujeitos socioculturais. A diversidade aponta para a urgência de uma investigação sobre a formação de professores/as que inclua a diversidade cultural, tendo como enfoque o segmento negro.

Palavras-chave : Negro; Educação; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )