SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIALDiversidade cultural e formação de professores: um diálogo necessárioOs professores negros como Atores sociais em escolas da Rede municipal de ensino de Belo Horizonte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

SANTOS, Gláucia Romualdo dos. Mulher negra e magistério primário: a construção da Identidade Racial pela Representação do "outro". Educ. Rev. [online]. 2000, n.numeroespecial, pp.169-185. ISSN 0102-4698.

O artigo discute a questão da identidade racial de mulheres negras do ponto de vista do "outro", refletindo sobre a maneira como a sociedade brasileira, de um modo geral, classifica e identifica a população não- branca. Essa discussão é realizada com base em dados coletados no arquivo da curso de magistério do Instituto de Educação de Minas Gerais através dos documentos existentes nas pastas de vida escolar das ex-alunas e nos quais aparece a classificação "cor", ou seja, Certidão de Nascimento, Atestado de Saúde, de Imunização e de Bons Antecedentes.

Palabras clave : Mulher Negra; Identidade Racial; Professoras.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )