SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIALMulher negra e magistério primário: a construção da Identidade Racial pela Representação do "outro"Adolescentes infratores: cor, pobreza e discriminação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SANTANA, Patrícia Maria de Souza. Os professores negros como Atores sociais em escolas da Rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Educ. Rev. [online]. 2000, n.numeroespecial, pp.187-207. ISSN 0102-4698.

O presente artigo propõe-se a discutir alguns elementos das relações raciais nas escolas. Analisaremos algumas entrevistas que integram pesquisa sobre os projetos e/ou iniciativas que discutem a discriminação racial em escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Pretendemos contextualizar a análise a partir do caráter ambíguo das relações raciais, fruto em larga medida da ideologia do branqueamento e do meto da democracia racial, construções ideológicas amplamente disseminadas no Brasil.

Palavras-chave : Educação; Relações Raciais; Educadores Negros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )