SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue32Francis Bacon e a reforma do conhecimentoAnalisando algumas rupturas e continuidades como processos políticos de uma reforma curricular author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

VICENTINI, Paula Perin. Imagens de professores: a visibilidade dos profissionais na Revista do Professor - São Paulo 1934 - 1965. Educ. Rev. [online]. 2000, n.32, pp.21-56. ISSN 0102-4698.

O presente texto propõe-se analisar o modo como os professores eram representados nas fotografias e ilustrações da Revista do professor (1934-1965), órgão informativo do CPP (Centro de Professorado Paulista), fundado em 1930 e que ainda hoje congrega aproximadamente 110.000 professores. Tendo sua imagem vinculada ao segmento majoritário do magistério paulista na época de sua criação - os professores primários -, o CPP foi durante um período significativo a principal associação docente do estado. Este trabalho visa a examinar os espaços nos quais os professores tinham visibilidade no periódico publicado pela entidade, de modo a identificar a natureza das imagens, com base nos trabalhos de Roland Barthes e de Walter Benjamin acerca da fotografia.

Keywords : História da Profissão Docente; Imagens de Professores; Profissionalização do Magistério.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )