SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Francis Bacon e a reforma do conhecimentoAnalisando algumas rupturas e continuidades como processos políticos de uma reforma curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

VICENTINI, Paula Perin. Imagens de professores: a visibilidade dos profissionais na Revista do Professor - São Paulo 1934 - 1965. Educ. Rev. [online]. 2000, n.32, pp.21-56. ISSN 0102-4698.

O presente texto propõe-se analisar o modo como os professores eram representados nas fotografias e ilustrações da Revista do professor (1934-1965), órgão informativo do CPP (Centro de Professorado Paulista), fundado em 1930 e que ainda hoje congrega aproximadamente 110.000 professores. Tendo sua imagem vinculada ao segmento majoritário do magistério paulista na época de sua criação - os professores primários -, o CPP foi durante um período significativo a principal associação docente do estado. Este trabalho visa a examinar os espaços nos quais os professores tinham visibilidade no periódico publicado pela entidade, de modo a identificar a natureza das imagens, com base nos trabalhos de Roland Barthes e de Walter Benjamin acerca da fotografia.

Palavras-chave : História da Profissão Docente; Imagens de Professores; Profissionalização do Magistério.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )