SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Imagens de professores: a visibilidade dos profissionais na Revista do Professor - São Paulo 1934 - 1965A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MENDES, Cláudio Lúcio. Analisando algumas rupturas e continuidades como processos políticos de uma reforma curricular. Educ. Rev. [online]. 2000, n.32, pp.57-84. ISSN 0102-4698.

Ao estudarmos a reforma do currículo do Curso de Educação Física da EEF/UFMG, finalizada em 1990, encontramos um conjunto de discursos recorrentes sobre reforma e mudança. Esses enunciados sugerem que um processo de reforma resultaria, naturalmente, em mudanças. Mas será que uma reforma ocasiona automaticamente mudanças no currículo? O que pode ser chamado de mudança? O que persiste? Como se dá esse processo? Este texto contrapõe-se à idéia de que, ocorrendo reforma, ocorreriam mudanças num sentido linear e evolutivo. Busca mostrar que, na reforma estudada, há continuidades, em decorrência da manutenção de posturas e de visões já presentes no processo de reestruturação e na sociedade em geral. Mostra igualmente que, algumas vezes, começam a circular outros discursos na área, promovendo mudanças, descontinuidades, em função de novas manifestações de poder no campo em estudo.

Palavras-chave : Currículo; Reforma Educacional; Educação Física; Ensino Superior; Continuidades e Descontinuidades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )