SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Analisando algumas rupturas e continuidades como processos políticos de uma reforma curricularFragmentos da história de vida de uma professora: em busca de traços e processos constitutivos de sua identidade docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

MOGILKA, Maurício. A pedagogia da experiência e sua importância em uma educação democrática. Educ. Rev. [online]. 2000, n.32, pp.85-102. ISSN 0102-4698.

Este artigo desenvolve uma discussão sobre processo de aprendizagem do conhecimento escolar. Ele enfatiza o conceito de aprendizagem significativa, fundamentado nas idéias da pedagogia humanista, especialmente em Carl Rogers e Jonh Dewey. Tenta mostrar que é impossível para a criança aprender o que é ensinado sem se basear em suas experiências prévias, fonte de sentido para qualquer aprendizagem humana.

Palabras clave : Conhecimento Escolar; Experiência; Educação Democrática; Pedagogia Humanista; Transposição Didática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )