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Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698
Resumo
BRANDAO, Carlos Antônio Leite. Educação, arte e política: reflexões sobre o Sofista, o Político e a República de Platão. Educ. Rev. [online]. 2001, n.33, pp.49-66. ISSN 0102-4698.
Refletindo sobre as noções de verdade, de justiça e da arte de governar nos escritos de Platão, superamos o paradigma da autonomia da arte e as contradições entre o pensamento e a ação ou entre a atividade intelectual e a artística e a atividade prática e política. Arte e política não têm fim em si mesmas e devem ser pensadas como inseridas dentro de um projeto que tem como fundamento e fim último a educação do cidadão e a construção de uma vida melhor e mais justa. Dessa forma, não apenas estudamos o sentido que a arte, a política e a educação encontram no filósofo grego como também inquirimos o próprio sentido e limites que elas tomam na contemporaneidade e propomo-lhes novos desafios. O problema da arte, da política e da educação atual não gira em torno de questões técnicas: é um problema hermenêutico e gira em torno da questão do sentido. E a investigação desse sentido é o nosso propósito neste artigo.
Palavras-chave : Platão; Filosofia da Educação; Arte e Educação; Arte e Política; Sofistas; Político.