SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Sobre a história e a teoria da forma escolarRastreando memória femininas, reconstituindo histórias de leitoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BRANDAO, Carlos Antônio Leite. Educação, arte e política: reflexões sobre o Sofista, o Político e a República de Platão. Educ. Rev. [online]. 2001, n.33, pp.49-66. ISSN 0102-4698.

Refletindo sobre as noções de verdade, de justiça e da arte de governar nos escritos de Platão, superamos o paradigma da autonomia da arte e as contradições entre o pensamento e a ação ou entre a atividade intelectual e a artística e a atividade prática e política. Arte e política não têm fim em si mesmas e devem ser pensadas como inseridas dentro de um projeto que tem como fundamento e fim último a educação do cidadão e a construção de uma vida melhor e mais justa. Dessa forma, não apenas estudamos o sentido que a arte, a política e a educação encontram no filósofo grego como também inquirimos o próprio sentido e limites que elas tomam na contemporaneidade e propomo-lhes novos desafios. O problema da arte, da política e da educação atual não gira em torno de questões técnicas: é um problema hermenêutico e gira em torno da questão do sentido. E a investigação desse sentido é o nosso propósito neste artigo.

Palavras-chave : Platão; Filosofia da Educação; Arte e Educação; Arte e Política; Sofistas; Político.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )