SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Rastreando memória femininas, reconstituindo histórias de leitorasA determinação onto-societária do educar ou pra uma crítica da vontade educativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

MELO, Dinorá Machado; MELLO, Maria Lucia Souza e  y  FRANGELLA, Rita de Cássia P.. Leitura e escrita nas vozes de futuros professores. Educ. Rev. [online]. 2001, n.33, pp.91-108. ISSN 0102-4698.

Este estudo integra uma pesquisa institucional que teve como objetivo analisar as práticas de leitura e escrita em escolas de formação de professores. Privilegiando, como material de estudo para o presente trabalho, as entrevistas realizadas com o intuito de desvelar o envolvimento dos alunos, futuros professores, com a leitura e a escrita. O presente artigo foi construído entrelaçando os dados empíricos ao referencial teórico- metodológico, fundamentando-se na teoria crítica da cultura e da modernidade, em especial nos ensaios de Walter Banjamin, trazendo, também, contribuições de Mickhail Bakhtin. Teve como perspectiva entender a leitura e a escrita como experiência. Concluímos o estudo pretendendo estabelecer um diálogo com seus leitores, diálogo esse que possibilitará recriações sucessivas do texto.

Palabras clave : Linguagem; Leitura; Escrita; Formação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )