Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação em Revista
versão impressa ISSN 0102-4698
Resumo
MELO, Dinorá Machado; MELLO, Maria Lucia Souza e e FRANGELLA, Rita de Cássia P.. Leitura e escrita nas vozes de futuros professores. Educ. Rev. [online]. 2001, n.33, pp.91-108. ISSN 0102-4698.
Este estudo integra uma pesquisa institucional que teve como objetivo analisar as práticas de leitura e escrita em escolas de formação de professores. Privilegiando, como material de estudo para o presente trabalho, as entrevistas realizadas com o intuito de desvelar o envolvimento dos alunos, futuros professores, com a leitura e a escrita. O presente artigo foi construído entrelaçando os dados empíricos ao referencial teórico- metodológico, fundamentando-se na teoria crítica da cultura e da modernidade, em especial nos ensaios de Walter Banjamin, trazendo, também, contribuições de Mickhail Bakhtin. Teve como perspectiva entender a leitura e a escrita como experiência. Concluímos o estudo pretendendo estabelecer um diálogo com seus leitores, diálogo esse que possibilitará recriações sucessivas do texto.
Palavras-chave : Linguagem; Leitura; Escrita; Formação.