SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Rastreando memória femininas, reconstituindo histórias de leitorasA determinação onto-societária do educar ou pra uma crítica da vontade educativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MELO, Dinorá Machado; MELLO, Maria Lucia Souza e  e  FRANGELLA, Rita de Cássia P.. Leitura e escrita nas vozes de futuros professores. Educ. Rev. [online]. 2001, n.33, pp.91-108. ISSN 0102-4698.

Este estudo integra uma pesquisa institucional que teve como objetivo analisar as práticas de leitura e escrita em escolas de formação de professores. Privilegiando, como material de estudo para o presente trabalho, as entrevistas realizadas com o intuito de desvelar o envolvimento dos alunos, futuros professores, com a leitura e a escrita. O presente artigo foi construído entrelaçando os dados empíricos ao referencial teórico- metodológico, fundamentando-se na teoria crítica da cultura e da modernidade, em especial nos ensaios de Walter Banjamin, trazendo, também, contribuições de Mickhail Bakhtin. Teve como perspectiva entender a leitura e a escrita como experiência. Concluímos o estudo pretendendo estabelecer um diálogo com seus leitores, diálogo esse que possibilitará recriações sucessivas do texto.

Palavras-chave : Linguagem; Leitura; Escrita; Formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )