SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Núcleo Trabalho e Educação do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Ceará - NTE/UFCA pesquisa e as perspectivas do campo Trabalho e Educação no NETE - Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da Faculdade de Educação da UFMG. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

AUED, Bernadete Wrublevski; VENDRAMINI, Célia Regina; FIOD, Edna Garcia Maciel  e  SHIROMA, Eneida Oto. Trabalho e educação no PPGE/UFSC: Trajetória e perspectivas. Educ. Rev. [online]. 2001, n.33, pp.171-183. ISSN 0102-4698.

Este artigo apresenta a trajetória e as perspectivas da linha de pesquisa em Educação e Trabalho do Programa de Pós- Graduação da UFSC, a partir de três eixos: um breve histórico sobre a criação da linha, enfocando os principais temas de estudo, suas modificações e a relação com o debate nacional e o movimento social; as pesquisas desenvolvidas pelos integrantes da linha e suas principais tendências, estas abrangem amplo espectro de temas que podem ser agrupados em torno de três grandes frentes de investigação: Reestruturação produtiva, qualificação e acumulação capitalista; Trabalho, cooperativas e ação coletiva e Trabalho e política educacional, a experiência do Núcleo de Estudos sobre as transformações do Mundo do Trabalho, seus projetos permanentes, temas de estudo e perspectivas atuais.

Palavras-chave : Temas de Estudo; Movimento Social; Trabalho; Pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )