SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Incursões de um grupo de pesquisa pela História da Educação no Triângulo MineiroGrupo de Pesquisa em História da Educação de Mato Grosso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MUNAKATA, Kazumi; WARDE, Mirian Jorge  e  CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Três projetos em torno da escola, cultura e cultura escolar. Educ. Rev. [online]. 2001, n.34, pp.167-182. ISSN 0102-4698.

Este artigo trata de três projetos de pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade. São projetos que se desdobram do eixo temático Escola e Cultura, privilegiado pelo Programa, e visam articular pesquisas docentes e discentes. O primeiro projeto apresentado tem como tema os modelos pedagógicos, práticas culturais e forma escolar: questões de história da escola primária no Brasil, e recobre o período de 1750 a 1940. O segundo projeto exposto trata de Americanismo e Educação: a fabricação do "homem novo", com marcos de periodização entre meados do século XIX a meados do século XX. O terceiro projeto, centrado nas disciplinas escolares, não delimita o período a ser examinado, pois pretende vasculhar os processos de disciplinarização ou departamentalização dos saberes elementares e acadêmicos.

Palavras-chave : Escola Primária; Americanismo; Disciplina Escolar; Cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )