SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Núcleo de Estudos sobre Ensino Superior da Universidade de Brasília - NESUBGrupo de Estudo da Educação Superior GEESU índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

VASCONCELOS, Helena Corrêa de. A inserção do Grupo De Estudos E Pesquisa Sobre Educação Superior- GEPES- no contexto do mestrando em educação: políticas públicas. Educ. Rev. [online]. 2002, n.35, pp.147-162. ISSN 0102-4698.

Este artigo analisa a contribuição do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior- GEPES- para a produção das dissertações defendidas no Curso de Mestrado em Educação: Políticas públicas, da maior universidade da Amazônia, a Federal do Pará- UFPA. Tendo por corpus os resumos das vinte e duas dissertações- defendidas no período de novembro de 1996 a abril de 2002, pretendemos relatar a nossa experiência na condição de pesquisadora integrante do grupo, professora e orientadora de dissertações desse Curso que tomaram por objeto a Educação superior. A partir do terreno da relação entre ensino, pós-graduação e pesquisa, pretendemos explicitar, fundamentalmente, o significado da produção escrita do GEPES para o mestrando em Educação: Políticas Públicas, da UFPA. Produzir uma aproximação de resposta alternativa para esta inquietação implica e requer visibilidade prévia a duas questões básicas: Como se caracteriza a produção recente deste Grupo? E como se articula com esse Curso? Respondê-las é o compromisso do presente texto.

Palavras-chave : Universidade; Educação Superior; Pesquisa; Pós-Graduação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )