SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Andragogia: avanço pedagógico ou “pedagogia de resultados” na educação profissional de alunos adultos/ trabalhadores?A rotina diária em um centro de educação infantil público: a dinâmica do tempo das atividades das crianças e adultos em grupos de idades mistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

OLIVEIRA, Ramon de. Notas para a compreensão da proposta educacional do Banco Mundial. Educ. Rev. [online]. 2002, n.36, pp.59-73. ISSN 0102-4698.

Argumenta-se que a proposta educacional do Banco Mundial tem como objetivo acelerar o processo de privatização da educação desencadeado nos países da América Latina. Por outro lado, destaca-se o fato de que o discurso dessa instituição - sobre o necessário investimento na educação como forma de controle e diminuição da pobreza - mostra-se contraditório com suas recomendações de ajustes, já que suas proposições determinam a diminuição da intervenção estatal no financiamento das políticas sociais e acarretam, na prática, o aumento da exclusão social.

Palavras-chave : Banco Mundial; Educação; Descentralização da Educação; Teoria do Capital Humano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )