SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36A rotina diária em um centro de educação infantil público: a dinâmica do tempo das atividades das crianças e adultos em grupos de idades mistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

GAZZINELLI, Maria Flávia Carvalho; BRAGA, Luciana; GAZZINELLI, Andréa  e  GONCALVES, Luiz Alberto. Percepção e gestão ambiental: de espaços indiferenciados para lugares valorizados. Educ. Rev. [online]. 2002, n.36, pp.107-128. ISSN 0102-4698.

O presente artigo analisa um Programa de Educação Ambiental desenvolvido no lugarejo de Boa União, no interior do estado de Minas Gerais. Caracteriza-se por operar através da tríade - distanciamento, reconhecimento, valorização - dos ambientes próximos. Baseia-se na hipótese de que a ruptura com o habitual é condição necessária para que os sujeitos se desloquem da condição de espectadores para assumirem a de atores sociais frente aos ambientes. Observa-se que a aquisição de atitudes não, necessariamente, vem acompanhada da aquisição de conhecimentos elaborados. Pois, há frações de conhecimento que além de ir ao encontro dos desejos, tendências e motivações dos sujeitos, os ajudam a compreender os seus problemas ambientais no grau necessário para poder atuar e operar sobre ele, podendo resultar, ao final, em mudança de postura e atitude.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Valorização dos Ambientes; Subjetividade; Conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )