SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Itinerários da etnomatemática: questões e desafios sobre o cultural, o social e o político na educação matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

FIORENTINI, Dario et al. Formação de professores que ensinam matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educ. Rev. [online]. 2002, n.36, pp.137-160. ISSN 0102-4698.

Este artigo apresenta um balanço da pesquisa brasileira em 112 teses e dissertações produzidas no período 1978-2002, cujo objeto de estudo é a formação ou o desenvolvimento profissional do professor. Distribuindo os trabalhos em três focos temáticos - formação inicial, formação continuada e outros, o texto descreve e analisa essa produção detalhando-a em vários subfocos. Produz ainda um balanço síntese das dissertações e teses, no qual aponta uma mudança paradigmática de concepções e métodos associados à temática a partir da década de 90, e indica temas e perspectivas aos quais fazem falta investimento e aprofundamento da investigação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )