SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36História da matemática: uma prática social de investigação em construçãoEducação matemática no ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

FALCAO, Jorge Tarcísio da Rocha. Psicologia e educação matemática. Educ. Rev. [online]. 2002, n.36, pp.205-221. ISSN 0102-4698.

Este texto enfatiza as contribuições da psicologia ao esforço interdisciplinar requerido pela pesquisa em Educação Matemática,, as quais fizeram emergir o ramo da psicologia da educação matemática. Chamando a atenção para a construção do lugar desse ramo a partir da consideração da natureza específica dos conceitos matemáticos e da relevância da afetividade na explicação das competências matemáticas, dentro e fora do ambiente escolar, o artigo sintetiza criticamente as principais teorias psicológicas que se referem à aprendizagem e ao desenvolvimento. Especificamente e relação à educação matemática, a teoria dos campos conceituais de Gerard Vergnaud é apresentada e destacada como uma importante contribuição da psicologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )