SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Educação matemática no ensino superiorSobre avaliação em matemática: uma reflexão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BORBA, Marcelo C.  e  PENTEADO, Miriam Godoy. Pesquisas em informática e educação matemática. Educ. Rev. [online]. 2002, n.36, pp.239-253. ISSN 0102-4698.

Neste artigo, apontamos algumas das principais preocupações das pesquisas em Educação Matemática, relacionadas ao uso de tecnologia da informação e da comunicação. A discussão aqui apresentada e da comunicação. A discussão aqui apresentada é primordialmente o resultado da reflexão sobre as diferentes pesquisas realizadas pelo pessoal do nosso grupo, o GPIMEM. Procuramos contemplar os estudos que tratam de questões epistemológicas, propostas pedagógicas, dos professores e educação à distância. Nossa análise é baseada nas noções de que o conhecimento é produzido por humanos por “seres-humanos-com mídias”, ou seja, que é produzido por humanos e não-humanos, e de que aqueles que o cenário educacional querem lidar com tecnologias da informação e da comunicação precisam se dispor a realizar um movimento constante entre uma “zona de conforto” e uma “zona de risco”.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )