SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Experiências exitosas, experiências duvidosas.O conceito de formação humana no pensamento de Antonio Gramsci. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

IORI, Vanna. Filosofia da Educação: saber de fronteiras e de conexão. Educ. Rev. [online]. 2003, n.37, pp.51-82. ISSN 0102-4698.

O presente texto aborda a Filosofia da Educação como saber e suas relações com a Educação, com a Pedagogia, com as Ciências da Educação e com a própria Filosofia. Mostra como a influência de tendências positivas sobre o saber pedagógico, fundamentadas num reducionismo do conceito de cientificidade, contribuiu para uma visão negativa da Filosofia da  Educação. Sustenta a tese de que uma atividade que tenha o objetivo de organizar uma consistente fundamentação teórica para a Pedagogia, abrangendo sua lógica, suas metodologias e seus modelos, suas relações com as ciências, seu significado, não pode se realizar senão buscando o auxílio da Filosofia da Educação.

Palabras clave : Filosofia da Educação; Pedagogia; Epistemologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )