SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Filosofia da Educação: saber de fronteiras e de conexãoLa configuración de masculinidades através de ritos de pasaje em los textos escolares Argentinos. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

VIEIRA, Carlos Eduardo. O conceito de formação humana no pensamento de Antonio Gramsci. Educ. Rev. [online]. 2003, n.37, pp.83-94. ISSN 0102-4698.

O objetivo deste artigo é discutir a reflexão Gramsciana sobre a formação do homem em sociedade como parte indissociável de sua teoria política. O processo de interpretação visou a situar as idéias Gramscianas no âmbito dos seus contextos específicos de produção. As conclusões sinalizam para a possibilidade de uma teoria da formação humana que evite a redução do processo formativo ao desenvolvimento intelectual do homem concebido isoladamente, da mesma forma que evite a pendular inversão, que supõe a formação da personalidade de forma demasiadamente determinista, do homem como produto passivo do meio social. Trata-se de uma teoria correlacional da formação humano, baseada no binômio indivíduo-ambiente.

Palabras clave : Gramsci; Cultura; Formação Humana.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )