SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Filosofia da Educação: saber de fronteiras e de conexãoA configuração de masculinidades através de ritos de passagem nos textos escolares Argentinos. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

VIEIRA, Carlos Eduardo. O conceito de formação humana no pensamento de Antonio Gramsci. Educ. Rev. [online]. 2003, n.37, pp.83-94. ISSN 0102-4698.

O objetivo deste artigo é discutir a reflexão Gramsciana sobre a formação do homem em sociedade como parte indissociável de sua teoria política. O processo de interpretação visou a situar as idéias Gramscianas no âmbito dos seus contextos específicos de produção. As conclusões sinalizam para a possibilidade de uma teoria da formação humana que evite a redução do processo formativo ao desenvolvimento intelectual do homem concebido isoladamente, da mesma forma que evite a pendular inversão, que supõe a formação da personalidade de forma demasiadamente determinista, do homem como produto passivo do meio social. Trata-se de uma teoria correlacional da formação humano, baseada no binômio indivíduo-ambiente.

Palavras-chave : Gramsci; Cultura; Formação Humana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )