SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38As pesquisas sobre o efeito-escola e o efeito-professorEscolha de livros de 1ª a 4ª no PNLD: o que dizem os professores? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

MELO, Maria de Fátima Aranha de Queiroz e. O poder e a ética na formação de professores. Educ. Rev. [online]. 2003, n.38, pp.89-108. ISSN 0102-4698.

Neste artigo, investigamos as relações professor-aluno na formação de professores, buscando o entendimento de como é realizado, neste processo, o manejo ético de fenômenos que são intrínsecos às relações humanas que permeiam as aprendizagens. A discussão sobre as implicações éticas como resultado do reconhecimento da dimensão relacional inerente à docência nos aponta para o fato de que o trabalho com o outro é tão necessário como implícito nas licenciaturas investigadas, não havendo um investimento na clarificação dos bastidores das relações estabelecidas, nem no manejo ético das mesmas durante a formação inicial.

Palabras clave : Poder; Ética; Relações Pedagógica; Formação do Professor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )