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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro. A Construção do saber docente: do cotidiano em direção ao não-cotidiano. Educ. Rev. [online]. 2003, n.38, pp.219-244. ISSN 0102-4698.

O Objetivo deste estudo é apreender o processo de constituição do saber docente de uma professora no seu percurso do cotidiano em direção ao não cotidiano, segundo os conceitos a eles atribuídos por Agnes Heller. Para Tal, toma como informação empírica o saber relativo à categoria gênero como uma variável a ser considerada pela professora no processo de aprendizagem de seus alunos e busca reconstruir o processo de constituição deste saber. Através de uma abordagem etnográfica, utilizando-se da observação participante, de entrevistas em profundidade e da análise de documentos da Escola busca captar esse processo de constituição, tanto em suas relações internas ( a professora na sala de aula e na escola), como também buscando determinações provenientes de outros âmbitos (a história de vida pessoal e profissional da professora, a trajetória da escola em que trabalha e o movimento de renovação pedagógica no qual se insere a proposta dessa escola). Os resultados da pesquisa revelam que houve uma ruptura com o saber docente anterior que concebia a co-educação como ‘educar conjuntamente pessoas de ambos os sexos’. O novo saber construído considera o gênero como uma variável da diversidade que deve ser levado em conta na aprendizagem de meninos e meninas. Assim, no processo de ensino aprendizagens, é preciso intervir discriminando positivamente as meninas para realizar a co-educação.

Palavras-chave : Saber Docente; Gênero; Coeducação.

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