SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39La dimension axiológica de la formación profesional universitária: um reto frente a la globalización neoliberal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BARROSO, João. Os novos modos de regulação das políticas educativas na Europa: da regulação do sistema a um sistema de regulações. Educ. Rev. [online]. 2004, n.39, pp.19-28. ISSN 0102-4698.

O presente artigo tem como principal objectivo analisar uma das dimensões mais significativas das mudanças actuais no domínio das políticas educativas na Europa: a emergência de novos modos de regulação da acção pública, em educação. Com esse fim, utilizarei um modelo analítico em que se interligam cinco dimensões do processo de regulação das políticas educativas: a regulação transnacional, a regulação local, a multi-regulação e a meta-regulação. A partir da caracterização que faço da evolução da regulação nessas diferentes dimensões, será posta em evidência a necessidade de encarar o processo de definição e coordenação das políticas públicas, no domínio da educação, como processo compósito que coloca ao Estado o desafio de assumir a função essencial de “regulador das regulações”.

Palavras-chave : Política Educativa; Regulação; Educação Comparada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )