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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

TEIXEIRA, Francimar Martins. Teorias sobre a origem do conhecimento biológico na infância: avanços, limites e implicações. Educ. Rev. [online]. 2004, n.39, pp.61-78. ISSN 0102-4698.

Revisamos estudos que apresentam contribuições para o entendimento de como ocorre a estruturação de conhecimentos biológicos na infância. As investigações revisadas são agrupadas em duas abordagens: a primeira atribui a aquisição e a ampliação  de conhecimentos biológicos à identificação de similares e à memorização de informações; a segunda propõe que o conhecimento biológico é uma rede de conhecimentos constituídos por meio de vários processos cognitivos guiados por expectativas, crenças, emoções, valores e consideração ao contexto em que o conhecimento á aplicado. São discutidas as implicações de ambas as abordagens para a prática pedagógica e apontadas necessidades de novas investigações.

Palavras-chave : Aquisição de Conhecimentos Biológicos; Abordagem Prototípica; Abordagem Teórica.

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