SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Hegel, a escola, a divisão do trabalho e a liberdade dos modernosSaberes docentes e formação profissional: uma visão crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

GRACIO, Sérgio. Versão forte ou versão matizada das teorias da reprodução cultural? Uma discussão. Educ. Rev. [online]. 2004, n.40, pp.61-86. ISSN 0102-4698.

As teorias da reprodução cultural nos processos educativos sustentam que um conjunto de traços disposicionais adquiridos nos diferentes meios de origem pelas crianças e pelos jovens que predispõem às aprendizagens escolares ou, pelo contrário, as desfavorecem ou inibem. Essas teorias procuram estabelecer os pontos de afinidade e de disparidade entre as duas socializações, do meio de origem escolar. Quanto mais numerosas e profundas as afinidades maior a probabilidade de uma criança ou jovem ser bem sucedido escolarmente. Quanto mais numerosas e profundas as disparidades menor será aquela probabilidade. Sustenta-se no artigo que um aspecto central das teorias da reprodução cultural, que podemos especificar através da noção de educabilidade, não tem sido devidamente levado em conta. Em princípio, disposições adquiridas na primeira socialização favoráveis às aprendizagens escolares deveriam traduzir-se numa progressão nessas aprendizagens mais substancial do que no caso de uma socialização menos favorável. Contudo, há investigação empírica realizada nos EUA que não confirma inteiramente o que poderíamos considerar como as previsões da teoria em matéria de educabilidade e de progressão nas aprendizagens. A análise de dados portugueses de épocas e origens diversas aparentemente também converge com alguns resultados daquela investigação.

Palavras-chave : Teorias da Reprodução; Efeito Escola; Socialização Familiar/Socialização Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )