SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Versão forte ou versão matizada das teorias da reprodução cultural? Uma discussãoInterculturalidade: objeto de saber no campo curricular da Educação de Jovens e Adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MAGRONE, Eduardo. Saberes docentes e formação profissional: uma visão crítica. Educ. Rev. [online]. 2004, n.40, pp.87-114. ISSN 0102-4698.

A idéia de uma nova profissionalidade para o professorado, baseada em seu saber prático, como proposta por Maurice Tardif, é criticada a partir da noção de sistema das profissões de sistema das profissões de Andrew Abbott. As considerações finais sinalizam para a necessidade de rever as bases do estatuto sócioprofissional da docência a partir do entendimento de que as ciências da educação têm um importante papel na construção social de um novo profissionalismo docente.

Palavras-chave : Sociologia das Profissões; Profissionalização; Saber Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )