SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40Teaching knowledge and professional formation: a critical visionDigital literacy: reading paper and pixels author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

CARVALHO, Rosângela Tenório de. Interculturalidade: objeto de saber no campo curricular da Educação de Jovens e Adultos. Educ. Rev. [online]. 2004, n.40, pp.115-150. ISSN 0102-4698.

Este artigo pretende analisar discursos sociopolíticos, epistemológicos e pedagógicos produzidos e postos em circulação por diferentes forças sociais no período de 1990/2000, cujos enunciados vêm estatuindo a interculturalidade como um objeto de saber-poder-ser no campo específico do currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Ancorada nos pressupostos desenvolvidos por Michel Foucault na sua teoria do discurso, bem como em ferramentas teóricas da versão pós-colonialista do currículo, esta análise constitui-se numa descrição histórica de continuidades e rupturas daqueles discursos com vistas a indicar as condições de possibilidade de existência dos mesmos - como foram sendo produzidos e justificados. Trata-se de uma análise das regras que governam esses discursos, bem como um enfoque nos arranjos discursivos de saber-poder, na ordem interna desses discursos, que intervêm na produção do sujeito da interculturalidade.

Keywords : Interculturalidade; Educação de Jovens e Adultos; Análise do Discurso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )