SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Saberes docentes e formação profissional: uma visão críticaLetramento digital: lendo em papel e em pixel índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

CARVALHO, Rosângela Tenório de. Interculturalidade: objeto de saber no campo curricular da Educação de Jovens e Adultos. Educ. Rev. [online]. 2004, n.40, pp.115-150. ISSN 0102-4698.

Este artigo pretende analisar discursos sociopolíticos, epistemológicos e pedagógicos produzidos e postos em circulação por diferentes forças sociais no período de 1990/2000, cujos enunciados vêm estatuindo a interculturalidade como um objeto de saber-poder-ser no campo específico do currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Ancorada nos pressupostos desenvolvidos por Michel Foucault na sua teoria do discurso, bem como em ferramentas teóricas da versão pós-colonialista do currículo, esta análise constitui-se numa descrição histórica de continuidades e rupturas daqueles discursos com vistas a indicar as condições de possibilidade de existência dos mesmos - como foram sendo produzidos e justificados. Trata-se de uma análise das regras que governam esses discursos, bem como um enfoque nos arranjos discursivos de saber-poder, na ordem interna desses discursos, que intervêm na produção do sujeito da interculturalidade.

Palavras-chave : Interculturalidade; Educação de Jovens e Adultos; Análise do Discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )