SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Políticas de avaliação e gestão educacional: Brasil, década de 1990 aos dias atuaisA construção do gênero e o brincar na Educação Infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

BARBOSA, Eduardo Fernandes; GONTIJO, Alberto de Figueiredo  y  SANTOS, Fernanda Fátima dos. O método de projetos na educação profissional: ampliando as possibilidades na formação de competências. Educ. Rev. [online]. 2004, n.40, pp.187-212. ISSN 0102-4698.

Este artigo apresenta práticas inovadoras de ensino no contexto da educação profissional e investiga as possibilidades de aplicação do método de projetos como recurso pedagógico auxiliar no processo de formação de competências. A base experimental da pesquisa realizada - o projeto de reforma curricular de um curso de nível técnico no qual está sendo implantada uma nova organização curricular, a partir das diretrizes que regulam a Educação Profissional no Brasil, desde 1999. As necessidades metodológicas suscitadas pelo modelo de competências são confrontadas com propostas de métodos de projetos, avaliando suas possibilidades para tomar mais eficiente e efetivo o processo de formação de competências. O artigo apresenta o relato de uma experiência bem-sucedida de aplicação deste métodos e discute os principais resultados obtidos.

Palabras clave : Método de Projetos; Formação de Competências; Educação Profissional; Currículo por Competência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )