SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Políticas de avaliação e gestão educacional: Brasil, década de 1990 aos dias atuaisA construção do gênero e o brincar na Educação Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BARBOSA, Eduardo Fernandes; GONTIJO, Alberto de Figueiredo  e  SANTOS, Fernanda Fátima dos. O método de projetos na educação profissional: ampliando as possibilidades na formação de competências. Educ. Rev. [online]. 2004, n.40, pp.187-212. ISSN 0102-4698.

Este artigo apresenta práticas inovadoras de ensino no contexto da educação profissional e investiga as possibilidades de aplicação do método de projetos como recurso pedagógico auxiliar no processo de formação de competências. A base experimental da pesquisa realizada - o projeto de reforma curricular de um curso de nível técnico no qual está sendo implantada uma nova organização curricular, a partir das diretrizes que regulam a Educação Profissional no Brasil, desde 1999. As necessidades metodológicas suscitadas pelo modelo de competências são confrontadas com propostas de métodos de projetos, avaliando suas possibilidades para tomar mais eficiente e efetivo o processo de formação de competências. O artigo apresenta o relato de uma experiência bem-sucedida de aplicação deste métodos e discute os principais resultados obtidos.

Palavras-chave : Método de Projetos; Formação de Competências; Educação Profissional; Currículo por Competência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )