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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

LAVILLE, Christian. Em educação histórica, a memória não vale a razão!. Educ. Rev. [online]. 2005, n.41, pp.13-41. ISSN 0102-4698.

Há alguns anos a memória, em suas diversas formas, parece encontrar-se em todo lugar, tanto no espaço público quanto no campo específico da história. Agora, percebe-se que a memória está rondando o ensino da história. Qual proveito poder-se-ia esperar da memória? Após lembrar a concepção que se tem habitualmente da educação histórica e dos seus objetivos, o artigo examina, primeiramente, o lugar e o papel da memória no campo histórico e, em seguida, o que poderia ser a sua contribuição para o ensino da história. E conclusão, veremos que as vantagens da contribuição da memória não são tão evidentes e que, considerando, o que se espera atualmente do ensino história, precisaríamos provavelmente desconfiar de seus possíveis efetivos adversos.

Palavras-chave : Memória; História; Ensino da História.

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