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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

FONSECA, Thaís Nivia de Lima e. A exteriorização da escola e a formação do cidadão no Brasil (1930- 1960). Educ. Rev. [online]. 2005, n.41, pp.43-57. ISSN 0102-4698.

O processo de exteriorização da escola no Brasil, no período entre 1930 e 1960, foi uma estratégia educativa para a formação moral e política do ideal de cidadão que se pretendia para a promoção do desenvolvimento e da modernização do País naquele momento, tendo a festa cívica como um de seus principais instrumentos. Buscando legitimidade nos modelos pedagógicos então considerados de vanguarda e representativos da modernidade no campo da educação ocidental e extrapolando o espaço propriamente escolar para a efetivação de uma educação cívica e patriótica, o Estado brasileiro consolidou o papel da escola como  agente dessa formação, não apenas em seu próprio espaço físico, mas, sobretudo por meio da fixação de um espaço público reservado para a escola e para seus principais sujeitos, isto é, professores e estudantes.

Palavras-chave : Educação Cívica; Escola; Festas Cívicas.

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