SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41A exteriorização da escola e a formação do cidadão no Brasil (1930- 1960)Problematizando a formação dos futuros trabalhadores/professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PINTO, Regina Pahim. Formação do professor e diferenças raciais e culturais: a visão das revistas da área de educação. Educ. Rev. [online]. 2005, n.41, pp.59-90. ISSN 0102-4698.

Este estudo analisa artigos publicados em 21 revistas da área de educação, entre 1990 e 2003, que tratam da formação do professor em articulação com a questão das diferenças raciais e culturais. São identificadas as perspectivas teóricas que têm subsidiado os estudos sobre o tema e os fatores e contextos que contribuíram para que se passasse a pensar a formação do professor nessa perspectiva. Destacam-se também as características, os avanços e os problemas com que têm deparado algumas experiências de formação de professores que incorporam essa preocupação. Finalmente, enumeram-se sugestões dos autores para direcionar a formação do professor de modo a torná-lo sensível às questões e aos embates que dizem respeito às diferenças raciais e culturais.

Palavras-chave : Formação de Professores; Diferenças Raciais e Culturais; Multiculturalismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )