SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Formação do professor e diferenças raciais e culturais: a visão das revistas da área de educaçãoO estudante pobre na Universidade Federal de Minas Gerais: uma abordagem histórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

AMADO, Luiz Antonio Saléh. Problematizando a formação dos futuros trabalhadores/professores. Educ. Rev. [online]. 2005, n.41, pp.91-109. ISSN 0102-4698.

Atualmente, afirma-se com freqüência que as redefinições no campo do trabalho impõem a necessidade de um novo trabalhador, dotado de características bastante peculiares. Ao mesmo tempo, os ‘antigos’ espaços organizacionais responsáveis pela formação dos trabalhadores são considerados insuficientes para atender às exigências contemporâneas. Este artigo sugere estarmos diante do desafio de aproveitar este momento para discutir os rumos assumidos pela sociedade. Assim, procura problematizar a formação docente, chamando a atenção para os processos de subjetivação engendrados nos espaços educacionais. Com esse objetivo, desenvolve análise a partir de três tópicos: uma discussão acerca das transformações no mundo da produção e seus reflexos no âmbito educacional; uma breve pesquisa sobre a produção acadêmica relativa à formação de professores, em periódico de educação superior e, por fim, o debate acerca das recentes orientações oficiais quanto aos espaços reservados para tal formação. Conclui afirmando que os espaços de formação docente, em vez de abraçarem a causa do mercado, precisam criar condições para que os futuros professores possam problematizar sua formação, assim como a daqueles que estarão sob sua responsabilidade.

Palavras-chave : Formação Docente; Produção de Subjetividade; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )