SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Problematizando a formação dos futuros trabalhadores/professoresA Hora de Leitura Pedagógica como estratégia de divulgação da renovação pedagógica no Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

PORTES, Écio Antônio. O estudante pobre na Universidade Federal de Minas Gerais: uma abordagem histórica. Educ. Rev. [online]. 2005, n.41, pp.111-133. ISSN 0102-4698.

O propósito deste artigo é discutir e analisar como um determinado conjunto de ações, inicialmente de jovens estudantes e, posteriormente, de instituições, permitiu a permanência de estudantes pobres na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desde os seus primórdios. Para a análise, foram utilizados  documentos oficiais da UFMG e documentos inéditos produzidos pela caixa dos estudantes pobres Edelweiss Barcellos entre 1932 e 1935. O artigo mostra como o acolhimento do universitário pobre foi lento e gradativo, enfrentando sempre a resistência institucional, e, ainda, como o engajamento de personalidades como Mendes Pimentel e Baeta Vianna favoreceram a criação de uma assistência aos universitários pobres, hoje prestada pela Fundação Universitária Mendes Pimentel.

Palabras clave : Sociologia da Educação; Estudantes Pobres; Assistência Universitária.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )