SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Problematizando a formação dos futuros trabalhadores/professoresA Hora de Leitura Pedagógica como estratégia de divulgação da renovação pedagógica no Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PORTES, Écio Antônio. O estudante pobre na Universidade Federal de Minas Gerais: uma abordagem histórica. Educ. Rev. [online]. 2005, n.41, pp.111-133. ISSN 0102-4698.

O propósito deste artigo é discutir e analisar como um determinado conjunto de ações, inicialmente de jovens estudantes e, posteriormente, de instituições, permitiu a permanência de estudantes pobres na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desde os seus primórdios. Para a análise, foram utilizados  documentos oficiais da UFMG e documentos inéditos produzidos pela caixa dos estudantes pobres Edelweiss Barcellos entre 1932 e 1935. O artigo mostra como o acolhimento do universitário pobre foi lento e gradativo, enfrentando sempre a resistência institucional, e, ainda, como o engajamento de personalidades como Mendes Pimentel e Baeta Vianna favoreceram a criação de uma assistência aos universitários pobres, hoje prestada pela Fundação Universitária Mendes Pimentel.

Palavras-chave : Sociologia da Educação; Estudantes Pobres; Assistência Universitária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )