SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41O estudante pobre na Universidade Federal de Minas Gerais: uma abordagem histórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PERES, Eliane. A Hora de Leitura Pedagógica como estratégia de divulgação da renovação pedagógica no Rio Grande do Sul. Educ. Rev. [online]. 2005, n.41, pp.135-151. ISSN 0102-4698.

Analiso neste trabalho a Hora de Leitura Pedagógica, instituída no Rio Grande do Sul pela Secretaria de Educação em 1937. Argumento que essa prática de leitura, extensiva a todas as diretoras e professoras primária das zonas urbanas e rural do estado, tinha como objetivo principal a divulgação das idéias da escola renovada. A análise tem como referência principal o livro de Atas da hora de leitura pedagógica (327 atas entre os anos de 1939 e 1968) de uma escola pública primária do interior do estado gaúcho, além de comunicados e circulares expedidos pelo Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais (CPOE) e entrevistas com antigas professoras primárias.

Palavras-chave : Leituras de Professoras; História da Leitura; Renovação Pedagógica; Professora Primária; Rio Grande do Sul.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )