SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Educar la mirada: notas sobre los aportes de la imagen a la formación docenteEducação e cinema: contestando a hegemonia hollywoodiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

VILLALTA, Luiz Carlos; GOMES, Maíra Siman; RAMOS, Simone Calil  e  MICHEL, Silvia Lara. O cinema e a História: reflexões e relato de uma experiência de ensino. Educ. Rev. [online]. 2005, n.41, pp.175-191. ISSN 0102-4698.

Até a segunda metade do século xx, o historiador estava impedido de se fiar - para usar um termo de Marc Ferro - no cinema, nas suas interpretações e manipulações da realidade. Entretanto, com a renovação historiográfica ocorrida principalmente no cenário do movimento dos Annales, ampliaram-se enormemente as fronteiras do conceito de fonte histórica, e uma outra visão de documento emergiu. Nesse contexto, tornou-se possível a incorporação do cinema ao universo do historiador. Mas de que forma a história pode se apropriar do cinema como fonte? Como fazer do cinema um recurso didático relevante no ensino da história? Neste artigo, desenvolvemos, num primeiro momento, algumas reflexões sobre a relação entre história e cinema, procurando compreender os modos como o filme pode ser concebido pelo historiador. Num segundo momento, relatamos a experiência de realização de um curso de extensão em que produções cinematográficas nacionais foram utilizadas como recurso didático no ensino da história. Enfocamos, então, o trabalho que efetuamos com o filme Carlota Joaquina, Princesa do Brasil (1995), de Carla Camurati.

Palavras-chave : Cinema; História; Ensino de História.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )