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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

GREEN, Judith L.; DIXON, Carol N.  e  ZAHARLICK, Amy. A etnografia como uma lógica de investigação. Educ. Rev. [online]. 2005, n.42, pp.13-79. ISSN 0102-4698.

Como resposta às discussões controversas acerca do que é realmente considerado como etnografia em pesquisa educacional, as autoras apresentam a etnografia como uma lógica de investigação, ou seja, um conjunto de princípios que localizam a etnografia dentro de teorias sobre cultura aplicadas em pesquisas no campo da Educação. No decorrer do capítulo, as autoras advogam que já existe um conjunto considerável de pesquisas na interface entre etnografia e Educação, as quais permitem reconhecer a etnografia enquanto abordagem de pesquisa para os problemas e as investigações pertinentes à Educação. Tendo como ponto de partida a noção de Toulmin (1972) sobre o conhecimento científico, as autoras afirmam que o reconhecimento da existência de um grupo de pesquisadores sobre a etnografia-em-educação certamente contribui para o estabelecimento de uma ecologia intelectual, ou “um conjunto coletivo de conceitos, práticas e ações adotados em comum por membros de uma comunidade denominada ‘cientistas’”, a qual confere à etnografia em educação bases sólidas para considerá-la uma lógica de investigação. Como suporte aos seus argumentos, as autoras apresentam três princípios-chave considerados fundamentais às questões relativas à etnografia aplicada à Educação. São eles: a etnografia como o estudo de práticas culturais, a etnografia como início de uma perspectiva contrastiva e a etnografia como início de uma perspectiva holística. Ao final, as autoras propõem um esquema para auxiliar o(a)s pesquisadore(a)s na condução de suas pesquisas etnográficas sob a perspectiva da etnografia-em-educação como uma lógica de investigação. Por fim, a título de melhor clareza da distinção de uso dos termos ético e êmico no decorrer da pesquisa etnográfica, esta versão traduzida apresenta nota acerca da relação binária entre uma perspectiva ética ou êmica adotada pelo(a) pesquisador(a) durante seu trabalho de campo.

Palavras-chave : Etnografia como uma Lógica de Investigação; Ecologia Intelectual; Etnografia-em-Educação.

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