SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42A etnografia como uma lógica de investigaçãoQuestões étnico-raciais, a formação e a prática docente: um balanço de teses e dissertações (1992/2001) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

DINIS, Nilson Fernandes. A formação do leitor e os textos de Clarice Lispector. Educ. Rev. [online]. 2005, n.42, pp.81-97. ISSN 0102-4698.

No discurso psicopedagógico atual, a aprendizagem da leitura está condicionada ao desenvolvimento de estruturas cognitivas que possibilitam ao sujeito-leitor a interação com materiais apropriados a sua faixa etária, partindo dos elementos mais simples aos mais complexos. Proposição que seria unânime, não fossem as transformações que a pós modernidade imprimiu na nossa relação com os livros, desconstruindo os nossos conceitos de autor, de texto e de leitor. Na literatura brasileira, temos exemplo em Clarice Lispector, cujo estilo tem afastado alguns educadores que acreditam que a leitura da obra dessa autora seja inadequada ao estágio de formação de seus educandos. Mas como explicar a proximidade da obra Clariceana com seus leitores? Qual a formação desse leitor? Qual a importância da instituição escolar como agente formador desse leitor? Os textos de Clarice Lispector se aventuram pelo mundo do inusitado, expõem o leitor ao desconhecido, possibilitando-lhe a vivência de múltiplas formas.

Palavras-chave : Formação do Leitor; Pedagogias da Leitura; Práticas de Leitura; Clarice Lispector.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )