SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42A formação do leitor e os textos de Clarice LispectorConstrução de uma relação acadêmica com o saber na formação de professores no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MARTINS, Angela Maria. Questões étnico-raciais, a formação e a prática docente: um balanço de teses e dissertações (1992/2001). Educ. Rev. [online]. 2005, n.42, pp.99-122. ISSN 0102-4698.

Analisam-se neste artigo dados obtidos em um levantamento de teses e dissertações do banco da Capes, feito entre 1992 e 2003. O estudo apresentou, como um de seus principais objetivos, a possibilidade de contribuir para o debate instaurado em torno do tema “formação docente”, com base em recorte nas questões étnico-raciais. Tomou-se como referência inicial para realização do levantamento o Estado da Arte realizado pelo INEP/MEC, em 2002. Buscou-se analisar, de modo geral, de que forma o campo de conhecimento que gira em torno das práticas de discriminação racial na sociedade brasileira se aproxima da literatura da área de formação de professores.

Palavras-chave : Formação de Professores; Prática Docente; Questões Étnico-Raciais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )