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Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

CARNIELLI, Beatrice Laura  y  MACHADO, Magali de Fátima Evangelista. A contribuição e os reflexos do sistema de avaliação da educação básica na sala de aula: o caso Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública - SIMAVE. Educ. Rev. [online]. 2005, n.42, pp.135-153. ISSN 0102-4698.

O presente artigo retrata uma pesquisa realizada com uma amostra de professores do Estado de Minas Gerais sobre o conhecimento dos mesmos a respeito do SIMAVE e se eles utilizam os resultados do Programa no seu fazer pedagógico. Inicialmente, realiza-se um breve histórico sobre a introdução dos sistemas nacionais de avaliação na América Latina e no Brasil para, em seguida, enfocar o caso específico da avaliação da educação básica em Minas Gerais. A pesquisa constatou uma notável discrepância de conhecimento, discussão e apropriação dos resultados do SIMAVE entre os professores da capital e do interior. Constatou também a falta de uma divulgação adequada dos resultados do SIMAVE, de forma a possibilitar que este programa de avaliação cumpra sua função de identificar problemas e levar à discussão de soluções no âmbito da educação básica.

Palabras clave : Avaliação da Educação Básica; Planejamento da Educação Básica; Programa de Avaliação; SIMAVE.

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