SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42A Vila Olímpica da Maré/RJ e a relação Estado, sociedade civil e políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão. O observável e o imensurável na universidade do desempenho. Educ. Rev. [online]. 2005, n.42, pp.201-218. ISSN 0102-4698.

A cultura da performatividade na sociedade pós-industrial está relacionada a um conjunto de medidas e mudanças implementadas, visando superar as crises que afetavam o sistema capitalista. Como resultado, o conhecimento tornou-se uma mercadoria e as políticas de cunho neoliberais reconfiguram a sociedade, a partir da idéia de livre mercado. Em nome da transparência, o estado tem criado tecnologias de auditoria voltadas para o desempenho do setor público. Nesse contexto, este artigo examina a cultura do desempenho que vem sendo desenvolvida no interior da universidade e suas implicações para o ensino e a pesquisa. Ambas tornaram-se colonizadas por uma forma de regulação, fundamentada na eficiência, como um mecanismo de legitimação para a produção do conhecimento e de sua transmissão. Somente as atividades que podem ser mensuradas tornam-se importantes porque evidenciam a produtividade da universidade e definem seu status e posição de prestígio. Responsabilização (accountability), competição e individualismo são expressões do novo discurso que age tanto do exterior para o interior das pessoas, como em sentido inverso, modelando um novo tipo de profissionalismo e moldando novas subjetividades, marcados pela intensificação do trabalho.

Palavras-chave : Avaliação da Universidade; Mercantilização do Conhecimento; Cultura do Desempenho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )