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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

ALEIXANDRE, María Pilar Jiménez  e  AGRASO, Marta Federico. A argumentação sobre questões sóciocientíficas: processos de construção e justificação do conhecimento na sala de aula. Educ. Rev. [online]. 2006, n.43, pp.13-34. ISSN 0102-4698.

A construção do conhecimento científico é uma atividade epistêmica, em que são relevantes os critérios acerca dos quais o conhecimento é aceitável. Na perspectiva da cognição situada, a aprendizagem é contemplada não como aquisição individual do conhecimento, mas como um processo de participação social. Neste trabalho, apresentam-se resultados de pesquisas realizadas no marco do projeto RODA (Raciocínio, Discurso, Argumentação), na Universidade de Santiago de Compostela, em que se estuda o raciocínio argumentativo dos estudantes de escola secundária por meio de estudos em sala de aula. Presta-se especial atenção a essas operações de justificação de conhecimento no marco de tarefas relativas a questões sociocientíficas, como a gestão ambiental em um pântano ou a maré negra do Prestige. Discutem-se as condições no ambiente de aprendizagem que favorecem o raciocínio, o pensamento crítico e a tomada de decisões no marco da racionalidade crítica.

Palavras-chave : Argumentação; Sociocientífico; Epistêmico; Racionalidade Crítica.

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